Papo Cabeça: Ig Barros

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Por Lucas Vaz

Quadrinhos, afinal quem nunca leu uma só revista em quadrinhos na vida aqui? Nem que seja do Tio Patinhas, todos já lemos uma em algum momento de nossas vidas.
Para muitos revistas em quadrinhos, ou HQ's, são apenas divertimento, porém o que muitos não sabem é que HQ's podem render dinheiro e emprego! (OOOOOHHHH)

Um exemplo disso é Ig Guara Teles Barros, ou simplesmente Ig Barros, natural de Trancoso-Bahia, mas atualmente está morando em São Paulo.
Com apenas 25 anos Ig já tem reconhecimento no mercado exterior de HQ's que é o mais valorizado de todos.
Atualmente ele desenha a revista Marvel Adventures Avengers.

Segue então uma pequena entrevista feita por mim com o próprio:

Vaz:
Quando você começou na carreira de quadrinista?
Ig Barros:
Como quadrinista a cerca de dois anos, como ilustrador a seis anos.
Vaz:
Você fazia ilustrações para publicidade?
Ig Barros:
Sim, e também ilustrações literárias.
Vaz:
Legal, e o que você pode dizer sobre essa época da sua carreira?
Ig Guara:
Foi uma época complicada, o ilustrador não é bem valorizado no Brasil (salvo raras exceções), principalmente pelos profissionais de publicidade, paga-se absurdamente pouco e se exige muito,
percebe-se claramente que existe uma total falta de conhecimento sobre a área de ilustrações por parte dessas pessoas.
Vaz:
Entendo, é o famoso: me faz um "desenhinho", uma "logozinha"...
Mas atualmente, você parou de atuar nessa área ou continua?
Pois pelo o que eu puder ver não foi tão gratificante para você, correto?
Ig Barros:
Não muito, mas serviu como um bom aprendizado.
Agora parei de trabalhar na área, atualmente me dedico exclusivamente aos quadrinhos
Vaz:
Mas foi através dessa área de ilustrações que você conseguiu seus primeiros contatos na área de HQ?
Ig Barros:
Na verdade não, trabalhei durante um tempo em um estúdio que atendia a agências de publicidade, e nesse meio tempo fui buscando meu caminho nos quadrinhos.
A publicidade serviu para eu aprender a lidar com prazos e afins, mas entrei em contato com um agente que trabalha exclusivamente com quadrinhos e segui a partir dai.
Vaz:
Você tocou em uma ponto interessante, nessa área de HQ's não se é achado certo?
Porque muitos pensam que devem apenas desenhar,desenhar e esperar agentes e editoras baterem a sua porta, mas é o contrário certo?
Ig Barros:
Exato, você tem que correr muito atrás, mostrar seu trabalho, ouvir as opiniões, e ser profissional como em qualquer outra área, se você não se mostra, não corre atrás, você não sai do lugar.
Vaz:
Você sentiu um certo, digamos, medo ao largar uma área que você já estava a um tempo para começar do zero novamente?
Ig Barros:
Sim claro, até porque era o único meio de sobrevivência que eu tinha, mas tive de bancar meu sonho e correr o risco.
Vaz:
Hoje você se vê como um profissional, ou um aprendiz?
Ig Barros:
ainda como aprendiz, mas um aprendiz profissional digamos assim.
Vaz:
Você poderia nos dizer qual o seu trabalho Extraordinário, e qual o seu trabalho Ordinário?
Ig Barros:
Sinceramente, acho que ainda não tenho nenhum trabalho Extraordinário, sou extremamente auto-crítico, e acho que todos os meus trabalhos são horríveis.
Vaz:
(risos)Ser auto-crítico é ótimo nessa área, pois você reconhece seus erros, mas existem certos artistas que não reconhecem os seus erros e acham que na verdade as pessoas é que não sabem de nada, estou certo ou não?
Ig Barros:
Sempre existem.
Vaz:
E quanto ao seu trabalho Ordinário? Qual seria?
Ig Barros:
Ah cara, qualquer um.(risos)
Vaz:
No momento você está trabalhando com Vingadores certo? Está gostando?
Ig Barros:
Isso, Marvel Adventures Avengers e sim estou gostando muito.
Vaz:
Então pra encerrar o que você tem a dizer, tanto para nós fãs de HQ's, quanto para os leigos, e até para aqueles, que assim como eu, esperam um dia trabalhar nessa área?
Ig Barros:
Pergunte-se: antes de viver de desenho, você quer viver pra desenhar? Porque toma tempo, é cansativo, e o início é muito difícil, mas tenho certeza que não há nada mais compensador. E persistência é a palavra, não desista. Gênios não nascem da noite para o dia, é preciso muito trabalho duro e dedicação. Escute aqueles que estão à sua frente e seja humilde o suficiente pra saber que todos têm algo a ensinar.

Finalizando assim a primeira entrevista de outras.
Espero que tenham gostado, e para aqueles que querem acompanhar o trabalho do Ig, podem comprar suas revistas ou então acessar www.igbarros.deviantart.com ou seu blog http://igbarros.blogspot.com/





12 objeções:

Laurinha disse...

ehh gente mas ta com tempo heim rsrsrs.. to brincando ficou mto engraçado

Thiago Rodrigues disse...

Eu não conheço ou entendo bem sobre o ramo dos quadrinhos, apesar de admirar os que nele trabalham, mas ótima reportagem Vaz. Uma parte que me chamou a atenção e que pode e dever ser usada em todos os ramos, foi a parte em que ele diz:"Gênios não nascem da noite para o dia, é preciso muito trabalho duro e dedicação.", concordo plenamente, ninguém vai bater na nossa porta com um contrato milionário nas mãos ou nos fazer uma proposta tentadora, sem ver o nosso trabalho e nosso potencial, e por falar em trabalho, deixa eu voltar aqui pro meu, que já estou atrasado.

Luana Portela disse...

Tah, eu não li.E nem vou ler.
;D

-Quem te perguntou?

Anônimo disse...

hehehehe
brigado ai pessoal!
Pois é Thiago, esse finalzinho fico show de bola mesmo.
Vlw pessoal!

Thiago Rodrigues disse...

" -luana disse...
-Quem te perguntou?"

será que foi pra mim?

Fred disse...

WOW! Muito bom Vaz. Vamos tentar fazer deste , um post no minimo mensal.

Luana Portela disse...

Não, Thiago.
Foi pra mim mesma.

Anônimo disse...

Pois eh Fredenho, eu pensei em fazer desse post Mensal...
mas nem sempre da certo de achar os caras com tempo livre...

Anônimo disse...

realmente eu também não li.
mas.. essa é a entrevista que ele perdeu? como conseguiu de novo?
discorra em 7 linhas sobre isso.

JJunior616 disse...

ô LOCKO... FIQUEI UM TEMPO SUMIDO...
OTIMA ENTREVISTA!!!
Muito massa, é isso ai Vaz estou orgulhoso de ti!!!
No Brasil realmente a 9ª arte não tem seu devido reconhecimento, mas são caras como Ig Barros, o premiado Gabriel Bá e Rafael Grampá,Mike Deodato, ALEX ROSS, etc...
Mostra que temos representantes a altura ou superiores aos gringos!!!
(não conhecia a arte de ig B.agora vou me informar)
...Bang, Bang!!!

Anônimo disse...

so pra constra JJ
alex ross nao eh brasileiro.

JJunior616 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.