Manual do estagiário [Parte 4]

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

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DURANTE A ENTREVISTA: COMPORTE-SE. VOCÊ ESTÁ SENDO OBSERVADO.
As pessoas olham as pastas, mas contratam pessoas. Comporte-se. Se você já está em alguma outra agência, não fale mal das pessoas de lá. Vão adorar ouvir as fofocas, mas não vão confiar em você.

Não fique tentando explicar, contextualizar as peças. Deixe o portfólio falar por si próprio. Anúncio que precisa de explicação é, em princípio, anúncio ruim. Além do mais, ninguém consegue ler um texto com alguém do lado matraqueando sem parar. Lembre-se do primeiro e fundamental mandamento. Não seja porfólio-sem-alça.

Não seja presunçoso. Provavelmente você ainda não é tão bom quanto pensa. E, ainda que seja, talvez não seja o suficiente. A concorrência hoje em dia, entre estagiários, está assustadora. Um dia surgiu uma vaga numa agência em que eu trabalhava. Pensa que o pessoal veio com idéias rabiscadas em papel almaço? Nada disso. Profissionalíssimos. Lay-outs de computador. Portfólios em CD-ROM. Um dos canditados tinha até filme concorrendo em Cannes. E não levou a vaga.

Tenha sorte de ser a pessoa certa na hora certa no lugar certo. Eu não sei onde se compra isso, mas arranje.

MOSTREI A PASTA PARA TODO MUNDO E NÃO CONSEGUI NADA.
Você é que pensa que não conseguiu nada. Conseguiu sim: a esta altura, seu critério já está mais apurado. Depois de passar por um monte de gente, você já descobriu quais são os anúncios realmente bons, quais os meia-boca, etc. O pessoal diverge um pouco, mas o que é muito bom e muito ruim aparecem claramente. Isso vale ouro. Aproveite para ir promovendo ajustes na pasta.

O que dá origem a uma subdica: não cole as peças com adesivo muito forte. Colar e descolar vai ser um exercício constante.

Cuidado também com as peças xerocadas: elas soltam um pó que gruda no acetato da pasta, estragando o portfolio. Se não der para evitar a xerox, experimente jogar um spray fixador nelas. Não resolve de todo, mas ajuda.

Nunca deixe o porfolio no carro: o calor deforma completamente o acetato. E se levarem o veículo, além do seguro não cobrir, ainda existe o risco de o ladrão fazer carreira com as suas idéias. Pensando bem, isso já deve ter acontecido muito.

NÃO ME ENROLA: MOSTREI A PASTA PARA TODO MUNDO E NÃO CONSEGUI NADA.
Uma pasta inteiramente renovada - e, de preferência, levando em consideração todos os conselhos que você recebeu no primeiro périplo que fez - é a melhor desculpa para conseguir uma segunda chance. Pasta igual, sem novidade, nem pensar.

Por outro lado, um jeito simpático de se fazer lembrar, sem amolar ninguém, é mandar pelo correio, para pessoas que você já visitou, uma versão xerocada e reduzida do seu portfolio. Com nome, telefone e um bilhete curto. Se pintar uma vaga no futuro, pode ser que se lembrem de você.

CONSEGUI O ESTÁGIO. E AGORA?

Sabe o primeiro e fundamental mandamento do candidato a estagiário? Também é o primeiro e fundamental mandamento do estagiário: não seja mala. O departamento de criação é lugar sem paredes, onde as pessoas têm que conviver entre si 12 horas por dia. Ou seja, inconvenientes incomodam. Publicidade é uma profissão em que as pessoas têm que se expor muito, falar e propor muita bobagem, então elas preferem trabalhar com gente em quem possam confiar. Seja legal. Ou finja que é. Depois que você virar dono de agência, aí pode ficar intragável à vontade.

Não defenda excessivamente um trabalho recusado. Gente que se agarra demais a uma idéia é porque deve ter poucas. Confie nos mais experientes. Você pode até ter mais talento que eles. Mas, nesse ponto da sua carreira, eles provavelmente sabem usar o seu talento melhor que você.

Não discuta, não argumente demais, não pondere e, sobretudo, não comece frases com "Veja bem". Se mandarem você refazer, refaça. Por quê? Leia o segundo e fundamental mandamento do estagiário.

SEGUNDO E FUNDAMENTAL MANDAMENTO DO ESTAGIÁRIO:

Resolva problemas e suba. Crie problemas e suma.
O primeiro produto que você vai ter que vender é você mesmo. Seu consumidor, no bom sentido (ou no mau, a vida é sua) é o Diretor de Criação. E você só será um produto útil, desejado e valorizado se resolver problemas para ele. Vamos analisar mais detalhadamente esta criatura:

O Diretor de Criação é um ser atormentado com pressões de todos os lados. A diretoria pressiona por faturamento, o atendimento pressiona por prazos, o cliente pressiona por custos e, às vezes, por uma visão criativa própria. A equipe de criação pressiona pela aprovação daquela campanha que vai dar prêmio. Isso sem contar a pressão que ele sofre do próprio ego, por estar cada vez mais envolvido com atividades executivas e menos com Criação.

Diariamente, toda sorte de pepinos aterrissam na mesa dele, travestidos de "Pedidos de Criação". Alguns desses pepinos ele vai repassar para você. Se você souber descascá-los com competência, rapidez e, ainda por cima, com brilho, você terá no Diretor de Criação um homem eternamente grato. A simples idéia de perder você para outra agência vai tirar o sono dele.

Por outro lado, se em vez de levar soluções, você for um pepino ambulante, você não serve. Se o diretor de criação tiver que perder mais tempo com você do que perderia fazendo ele mesmo o trabalho, você é apenas um estorvo. Tema pelas sextas-feiras, dia em que tradicionalmente as agências se livram dos chatos.

Quanto mais rápido e talentoso for o Diretor de Criação, mais cuidado você vai ter que tomar com o precioso tempo dele. Se ele resolve com um pé nas costas aquilo que você enrola uma semana, o próximo pé dele pode ser nas suas costas.

Acredito que essa dica vale para a vida inteira, não importa se você é estagiário, junior, senior ou seja lá o que for.

E COM O RESTO DO PESSOAL?

Principalmente, seja humilde. A arrogância inibe opiniões sinceras. Você vai receber respostas diferentes se perguntar "o que você acha deste título?" no lugar de "não é genial este título?"

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1 objeções:

Fred disse...

Muuuuito boM! chega ao fim a nossa saga do estágiario moderno!
Espero eu que os futuros estágiarios de plantão, fiquem atentos, pois as dicas foram valiosas