Manual do estagiário [Parte3]

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

***
PEÇAS POLÊMICAS E OUTRAS ESQUISITICES.
Regra: o que é consenso vem primeiro, o que é discutível e polêmico, só no final. Não fui eu quem inventou isso. Esta é uma regra básica de retórica. Tanto que ninguém começa um discurso com "Sou a favor da pena de morte". Em geral, começa-se com pontos em que todos concordam, tais como "É preciso diminuir a violência".

No portfólio é a mesma coisa: só depois de "ganhar" quem está vendo a pasta, é que você pode arriscar e mostrar aquela peça que 9 entre 10 pessoas acham que é delírio. E principalmente aquela peça que é igualzinha a uma outra que está no anuário, mas que você jura ter feito primeiro. Pois só depois de ver vários anúncios bons seus, só depois de estar convencido de que você tem realmente talento, é que existe a chance de que alguém acredite na coincidência. Anúncio chupado no começo da pasta, ainda que involuntariamente, é filme queimado na certa.

Aliás, isso merece um parágrafo.

PARÁGRAFO:
Uma das coisas mais chatas que podem acontecer a quem está começando é o "plágio retroativo": um belo dia, sai na Veja um anuncio igual ao que você fez faz tempo, mas não saiu. Como você ainda é desconhecido, vão pensar que o SEU é plágio. É duro, mas nestes casos, não há muito o que fazer. É mais negócio tirar da pasta. Você vai ter que dar tantas explicações que não vale a pena.

E FINALMENTE:
Além de todas essas preocupações, não se esqueça de colocar uns 5 ou 6 anúncios indiscutivelmente geniais na pasta. Costuma funcionar.

COMO É QUE EU ESCOLHO UMA AGÊNCIA?
Pelo dono da agência. Uma agência sempre tem a cara do dono. Os valores e prioridades do dono permeiam toda a estrutura. Assim como também é a identificação com estes valores que atrai clientes e profissionais parecidos.

Logo, se você é de criação, vai se sentir muito mais realizado se procurar agências cujo dono seja de criação. Certamente serão agências onde a criação vai ter mais peso e mais voz que, por exemplo, numa agência de mídias.

Mas não siga esta regra cegamente. A Talent, uma das agências mais sistematicamente criativas do país, pertence a um profissional de Planejamento (vá lá, ele foi redator em início de carreira). Mas se você tiver a sorte de conseguir um estágio lá, não seja louco de desperdiçar.

NÃO, EU NÃO ESTOU EM CONDIÇÕES DE FICAR ESCOLHENDO. PELO AMOR DE DEUS, ONDE HÁ VAGAS?
Um dos grandes problemas das boas agências é que elas são boas. Quem está lá quer continuar. Passam cola nas cadeiras e sentam em cima. Por isso, não é toda hora que aparecem vagas para emprego ou estágio. Agências que conseguem criar um bom ambiente para a criação têm equipes estáveis. W/Brasil e Talent têm os menores "turnover" do mercado. AlmapBBDO e F/Nazca idem. Mesmo agências que já foram famosas pela volatilidade de suas equipes andam mais calmas, pelo menos para seus próprios padrões.

Então, fique de olho em agências novas e ainda pequenas, mas com bom potencial de crescimento (isto é, com gente talentosa no comando). Basta uma delas ganhar conta grande para que se veja obrigada a aumentar substancialmente a equipe.

Mas o principal filão mesmo são agências que acabaram de mudar o Diretor de Criação. Diretor de Criação recém chegado não costuma deixar pedra sobre pedra da equipe anterior. Tente lá. Ou descubra de onde ele está tirando as pessoas - e tente cobrir as vagas abertas.

Evidentemente, trocas de Diretor de Criação são raras nas agências cujos donos são, eles próprios, diretores criativos. Óbvio: não iriam trocar a pessoa que eles mais amam no mundo.

***

3 objeções:

JJunior616 disse...

Essa parte 3 foi minha preferida, tipo...

Vc (no caso eu) que faz a diferença!!!

Anônimo disse...

essa parte 3 foi boa!
=D

Thiago disse...

realmente camaradas, essa parte é uma das melhores.