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PREPARANDO O PORTFOLIO
Idéia boa é idéia boa em qualquer lugar, mas uma apresentação razoável sempre ajuda. Se quiser, você pode comprar um portfólio profissional no Omar Olguin, que é o mais conhecido. O telefone do Omar é (11) 3865-3221, ou Fone/Fax (11)3862-7147, e o endereço www.omar.srv.br (não estou ganhando nada pelo merchandising. Se você souber de outros bons fabricantes, escreva-me que incluirei aqui).
Coloque na pasta somente peças onde a sua participação foi importante, decisiva ou majoritária. Se você só fez o texto e o título é de outro redator, avise antes que perguntem.
O portfolio deve ser a última trincheira da moralidade. Uma pequena picaretagem aqui e você está queimado. E pode acreditar: mais cedo ou mais tarde (geralmente mais cedo) tudo se descobre. Como eu já disse, propaganda é um mundinho.
Cuidado com a pasta folclórica. Toda pasta de estagiário tem alguma campanha para camisinha. É compreensível, já que este é um tema legal e tem um briefing conhecido. Mas já está manjado. Além do mais, este tipo de campanha é uma exceção no dia-a-dia da agência, que é feito de sabonetes, sabões em pó e pastilhas para freio. Pega bem criar anúncios para produtos reais e não apenas para boas causas. Lembre-se que agências precisam dar lucro. E eu presumo que você não aceite ser pago em camisinhas (ainda que você aceite, não vai ter muito tempo para usá-las).
Você já ganhou um prêmio? Ótimo, parabéns, mas não precisa colocar o diplominha na pasta. É forçada de barra, do tipo "Eu ganhei prêmio com este anúncio, você vai ter coragem de não achá-lo genial?"
O profissional que vê pastas em geral já tem um critério desenvolvido e sabe avaliar as peças independentemente de sua performance em premiações. Se ele tiver critério, o tal diploma é desnecessário.
Se não tiver, para quê você quer estagiar com ele?
A IMPORTÂNCIA DO PRIMEIRO ANÚNCIO.
O primeiro anúncio da pasta é o que rotula e classifica você. É a famosa primeira impressão. Se o primeiro anúncio for bom, os que se seguirem vão apenas ter que reforçar isto. Se for ruim, caberá aos outros a hercúlea tarefa de reverter uma má impressão inicial. Viu a responsa? Viu a diferença? Carinho com o primeiro anúncio.
Idealmente, o primeiro anúncio deve produzir a seguinte sensação em quem vê a pasta: "Epa! Aqui tem coisa. Deixa eu ver se tem mais". Peça opinião de colegas, promova uma votação secreta na sua casa, pergunte ao zelador do prédio, mas não erre no primeiro anúncio.
A ORDEM DOS FATORES ALTERA A PROPOSTA.
Minha sugestão de como montar um portfólio que impressiona é a seguinte:
Comece dispondo os seus anúncios numa fila crescente de qualidade. Primeiro o meia-boca, por último o melhor deles:
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.
Depois, pegue o último (o melhor) e coloque na frente de todos:
10, 1, 2, 3, 4, 5, 6 ,7, 8, 9.
Está pronta a pasta: um grande anúncio abrindo - e em seguida um crescendo de qualidade. Naquela bolsinha lateral, você põe os discutíveis e polêmicos. E só os mostra se for necessário ou se houver clima para tanto.
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Manual do estagiário [Parte 2]
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Levado até vocês por Thiago Rodrigues às 16:04
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7 objeções:
Valeu Santidade Thiago, mas:
"Você já ganhou um prêmio? Ótimo, parabéns, mas não precisa colocar o diplominha na pasta. É forçada de barra, do tipo "Eu ganhei prêmio com este anúncio, você vai ter coragem de não achá-lo genial?"
Não concordo em não por o premio no portfolio, claro sem a frase.
O premio considero importante ser lembrado.
Em partes acho legal mesmo, mas seria melhor eles darem uma olhada nos trabalhos primeiro e depois sim saber dos prêmios, isso é do manual do Eugênio Mohallem, que já recebeu 350 premiações pelo Clube de Criação de São Paulo e 9 Leões de Ouro.
Então se ele disse né. laksjdaljkdslksadkljsa
se ele disse não precisa ser verdade absoluta, fofuxo.
lembrando que a verdade nem sempre... [continuem como quiser].
há.
mas é interessante.
bem interessante, eu diria.
o dia que voce tiver 350 premiações pelo Clube de Criação de São Paulo e 9 Leões de Ouro eu aceito sua conspiração laura.
ps.:posso pégar aquí?
Talvez é o caso dele...
350 premios, o Portfolio dele vai virar uma biblia.
hahahahahaha
concordo plenamente JJ!
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